O início da madrugada de quarta-feira (9) alertou como seria o restante da noite e o começo da manhã em Belo Horizonte: com muita chuva. Estatísticas da Defesa Civil do município revelam que em apenas seis horas choveu mais de 50 milímetros nas regiões Centro-Sul – que aproximou-se da marca de 60 milímetros – e Nordeste, tendo as regionais Barreiro, Centro-Sul e Oeste também sido fortemente atingidas pelos temporais das últimas horas na cidade.
A previsão é que as chuvas intensas continuem a ocorrer, segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido até pelo menos 11h da manhã de hoje. O aviso meteorológico previa desde segunda-feira (7) a ocorrência de tempestades com até 100 milímetros de volume por dia, acompanhadas por ventos intensos. Havia risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Além de valer para Belo Horizonte, o alerta também se aplica à região metropolitana e a outras áreas do Estado de Minas Gerais, entre elas o Triângulo Mineiro. Em Uberlândia, foram registrados pontos de alagamento após um forte temporal na noite dessa terça-feira (8).
Apesar das tempestades que atingiram a capital mineira na madrugada, não houve registro de ocorrências relacionas às chuvas, segundo esclareceram a Defesa Civil de Belo Horizonte e o Corpo de Bombeiros nesta manhã de quarta-feira. Até 5h, a regional mais atingida pelas precipitações desde o início de dezembro foi o Barreiro, onde já choveu cerca de 36% da quantidade historicamente esperada para o mês, um dos mais chuvosos do ano – até agora foram em torno de 130 milímetros na região.
Também choveu mais de cem milímetros na Oeste e na Centro-Sul, enquanto nas outras os índices pluviométricos permanecem abaixo de cem. A região de Belo Horizonte que menos recebeu chuvas no decorrer desses últimos nove dias foi a Pampulha, com 39 milímetros. A média climatológica do mês beira 360 milímetros.
Durante a madrugada de quarta-feira, houve registro de chuva extremamente forte – com mais de cinco milímetros a cada cinco minutos – nas regionais Oeste, Centro-Sul, Barreiro, Noroeste, Nordeste e Norte. Em Venda Nova, a chuva foi forte, de acordo com mapa da Defesa Civil atualizado em tempo real desde o início do temporal na cidade. O mesmo se repetiu nas regionais Pampulha e Leste. Agora, no início da manhã, chovia fraco nas regionais Barreiro, Oeste, Centro-Sul e Leste.