Sem as ruas lotadas, filas e barraquinhas com vendas de produtos religiosos e comidas, católicos celebram nesta terça-feira, 8 de dezembro, a festa de Imaculada Conceição de Nossa Senhora no bairro Lagoinha, na região Noroeste de Belo Horizonte. Devido à pandemia do Coronavírus foi necessário agendamento prévio para participar das missas no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres.
"A história de Nossa Senhora vem desde a tradição da igreja a qual Deus escolheu uma mulher pura para ser mãe do seu filho Jesus Cristo, o nosso salvador. Hoje nós estamos funcionando seguindo todo o protocolo sanitário do município de Belo Horizonte e também o protocolo da Arquidiocese de Belo Horizonte", explicou o pároco do santuário, padre Roberto Rubens da Silva.
A capacidade máxima para cada celebração é de 90 pessoas, que precisam usar máscaras e passam pela aferição de temperatura logo na entrada da igreja, que também disponibiliza álcool em gel.
"Foi necessário o agendamento para participar das missas e para hoje não é possível mais agendar. Quem vem para participar do lado de fora também é necessário o uso de máscaras. Os bancos só cabem três pessoas com distanciamento de um metro tanto para lateral como para frente. Nos bancos interditados ninguém pode sentar", detalhou o religioso.
Celebrações
A primeira missa começou às 4h e as celebrações acontecem de duas em duas horas. Nos intervalos há higienização do espaço com o uso de álcool.
"Quem não puder vim, devido ao esgotamento dos horários, pode acompanhar as celebrações através da página do Facebook Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, pela Rádio América, TV Horizonte e do canal do YouTube da empresa Metropax, nossa patrocinadora", finalizou o padre.
Veja os horários das próximas celebrações
10h
12h (será celebrada por dom Walmor Oliveira de Azevedo)
14h
16h
18h
20h